sexta-feira, 18 de junho de 2010

Caminho dos Tropeiros - Siderópolis - SC


O Caminho dos Tropeiros tem inicio na comunidade de São Pedro, na cidade de Siderópolis, que está por sua vez localizada nas encostas da Serra Geral Catarinense. Uma Serra encantadora, formada por Mata Atlântica, campos acima de mil metros e rios de água límpida e cristalina.




O nome deste caminho vem dos antigos tropeiros, que utilizavam esta rota feita, em grande parte, de pedras por escravos, para levar seu gado de cima da serra para o litoral e ainda para comercializar produtos entre estes povos. Antes de existir a Serra do Rio do Rastro, que hoje liga as cidades Serranas ao Litoral, este caminho defendeu ricos e pobres, e até hoje é utilizado por alguns criadores de gado da região.

A trilha tem cerca de 12km, e nos leva até os campos de cima da serra já na cidade de Bom Jardim da Serra. É rodeada de Mata Atlântica muito bem preservada, água abundante e cristalina e um misticismo que contagia a todos que por ali passam.


Ali já foram registradas imagens de várias espécies de animais silvestres como a Jaguatirica, Mão pelada, Gato-do-mato, e várias marcas e pegadas de Puma, o misterioso Leão-baio em perigo de extinção em vários lugares do Brasil. Hoje existe uma grande preocupação e estudo para preservação destas espécies através de projetos desenvolvidos aqui na região.

No caminho nos deparamos ainda com um abrigo de montanha, antiga casa de caçador, que hoje é utilizada por montanhistas que praticam escalada em vias ali próximas.

Fazer o Caminho dos Tropeiros, nos traz sentimentos únicos de um lugar que um dia foi o sustento pra muitas famílias, que ainda nos permite caminhar por pedras ali colocadas por escravos e tomar água direto do rio de águas cristalinas que correm por todo o vale do São Pedro.


Um Vale fascinante, uma fauna e flora exuberante, onde podemos avistar inúmeras espécies de animais silvestres e ainda chegar aos campos de cima da serra e ter o privilégio de observar um magnífico por do sol a mais de 1200 metros de altitude, valem todo o esforço desta caminhada.


3 comentários:

  1. História fantástica desses bravos desbravadores que iniciaram toda uma colonização por Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, levando mercadorias, cultura, tradições, gastronomia, formando Municípios, nosso Brasil!!!!

    ResponderExcluir
  2. História fantástica desses bravos desbravadores que iniciaram toda uma colonização por Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, levando mercadorias, cultura, tradições, gastronomia, formando Municípios, nosso Brasil!!!!

    ResponderExcluir